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Spin 2019, pronta para conquistar novos lares

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Com novo visual a Spin 2019 chega com vontade de conquistar novo público e isso ela vai conseguir pois seu desenho atrai novos olhares, e olhares mais jovem.

Tentando tirar a fama ruim de capivara, como era conhecido, a nova geração chega muito mais jovial com nova dianteira, nova traseira, faróis e lanternas novas e nova configuração para 7 lugares e é sobre essas mudanças que vamos falar agora.

Foto: Dayane Barreiros

A GM que antes chamava o modelo de monivan, agora passa a classificar de crossover em 4 versões, LS, LT, LTZ e Activ com preços que parte dos R$ 64.690.

O carro ficou muito mais bonito do que sua versão anterior, apesar de sempre gostar do modelo. O crossover ganhou nova dianteira, bem parecido com o Cobalt. Nessa mudança ele ganha novos faróis, mais na horizontal, uma grade mais reta onde o capô fica mais curto. Além disso ele ganha alguns cromados na grade. O para-choque também foi atualizado.

Na traseira, agora ele composto com lanterna bipartido na horizontal que é dividido na tampa do porta-malas e na coluna.

Interior

No interior as mudanças foram mais discretas, como no painel que ganhou algumas texturas e o painel de instrumentos que agora compartilha com ao do Tracker.

Foto: Dayane Barreiros

Na versão que testamos, a LTZ ele é equipado com bancos de couro na cor marrom, que compõe o painel e forros de portas. Ficou faltando o apoio de braço.

7 Lugares

Agora a Spin foi reajustada na configuração de 7 lugares, que agora fica mais fácil de utilizar.

Foto: Dayane Barreiros

Com essa mudança ele ganha sistema de corrediça para deslizar para frente e para trás, assim conseguindo controlar o espaço de quem vai na fileira do meio e para quem vai na última fileira. Ainda os bancos tem sistema de entrada curva na parte de trás dos bancos, assim as pernas fluem mais.

 

 

 

Motorização

Na mecânica, o motor é o mesmo 1.8 Eco com até 111 cavalos e 17,7 kgfm, tendo transmissão de seis marchas, manual ou automática. A Chevrolet Spin 2019 ganhou também calibração modificada em molas e amortecedores, a fim de ficar mais suave ao rodar. O monovolume vai de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos no automático e 11,3 segundos no manual.

Consumo

Seu consumo conosco durante os 7 dias que ficou em nosso QG fazendo um misto de cidade e estrada ficou em 10km/l, o que não é nada ruim comparado ao seu tamanho. Vale ressaltar que esse consumo foi utilizando os 7 lugares e sempre com o ar condicionado ligado.

Segurança

Em questão de segurança ele se sai bem, mas ao mesmo tempo ruim.

O lado bom é que conta com cinto de segurança de três pontos em todos os bancos, apoio de cabeça para todos e isofixo. O ruim é que tem apenas airBag frontal e não conta com controle de estabilidade.

Foto: Dayane Barreiros

Ao volante

O modelo é bem suave, confortável de dirigir. Tem boas retomadas nas trocas de marchas.

Seu espaço é muito bom, andei na fileira do meio, andei na última fileira e o espaço foi bom, apesar de que na última fileira fiquei um pouco apertado, por causa da minha altura, mas nada que incomodasse, mas recomendo que vá uma criança ou um adulto com média de 1,60m.

Outra novidade da Spin é versão Activ, que agora possui 7 lugares e agora perde o estepe externo e passa a ficar no interior do modelo.

A versão que testamos foi a LTZ, que custa R$ 84.094,00 mas as versões partem de R$ 64.690 à R$ 85.690,00.

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Testamos o Jaguar E-Pace, o modelo mais barato da marca.

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Com o crescimento dos SUV no mercado brasileiro, cada vez mais as montadoras tem apostado nessa categoria, inclusive os premium. Pensando nessa gama crescente a Jaguar apresentou o F-Pace, novidade da marca pois se tratava do seu primeiro SUV.

Em 2018 a montadora apresentou seu segundo SUV, porém mais compacto. O modelo foi lançado sob a mesma plataforma do Range Rover Evoque porém com mudanças estruturais para melhor desempenho dinâmico, já que o Range Rover é mais focado em fora de estrada.

Apesar de que o Jaguar E-Pace é conhecido como Baby F-Type ou filhote de F-Type, ele é bem independente e traz uma identidade diferenciada, mas não chega a ser uma exclusiva, pois divide com alguns outros modelos.

O modelo tem sua frente bem imponente e um pouco parecido com a do F-Type, com os faróis e capô mais parecido com a do super esportivo da marca. Olhando pela lateral você percebe seu desenho mais cupê, fazendo um caimento na traseira, onde ele segue um pouco mais parecido com F-Pace.

Foto: Gustavo Lopes

A versão que testamos cedido pela Land Vitória, foi a R-Dynamic de 250cv. Nessa versão mais esportiva ela tem diferença das demais versões, onde ganha novo para-choque com desenho mais apimentado dando o ar de esportividade com faróis de neblina mais abaixo e uma espécie de spoiler e o farol com máscara negra e led diurno, além de contar com direcionamento do farol.

Ele conta com rodas de aro 20 escurecido, apliques pretos, nomenclatura R-Dynamic na lateral, grade e capô.

Interior

O Interior é agradável, apesar do painel ser minimalista, mas bem completo com tudo o que precisa.

Os bancos são extremamente confortáveis, apesar do estilo esportivo, conta também com ajustes eletrônicos.

O interior do E‑PACE oferece materiais de alta qualidade. A cabine envolve o motorista como um cockpit, com todos os controles e botões de fácil alcance. O E‑PACE inclui sistema de infoentretenimento Touch Pro com um monitor de 10” em estilo tablet.

Na parte traseira é um pouco difícil de entrar por se tratar de uma estrutura cupê, mas tem bom espaço para os três passageiros que vão no banco traseiro, mas dependendo da altura da pessoa pode incomodar.

Foto: Gustavo Lopes

Ao volante

O E-Pace conta com um motor super esperto, não podemos dizer que se trata de um esportivo, mas tem seu lugar. Tem boas retomadas e excelente torque. Seu câmbio é sempre de 9 marchas independentemente da versão. Pode ser feita as trocas de marchas manual, mas confesso que não é necessário pois o modelo tem ótimas trocas e na hora certa.

E-Pace usa o novo motor 2.0 turbo da família Ingenium, calibrado para duas potências: 250 cv e 300 cv, tração integral.

O que testamos é o 250 cv, seu 0 a 100 é em 7s e sua velocidade máxima é de 230 km/l. Seu consumo ficou nos 6 km/l.

O porta-malas comporta bons 577 litros, mas o tampão do porta-malas é manual, uma pena não ser eletrônico, mas em compensação é bem leve.

O modelo está disponível na concessionária Land Vitória e sendo comercializado a partir de R$ 228.200, já à versão que testamos R-Dynamic 250 cv sai no valor de R$ 256.700.

 

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Volvo XC60 D5 pronto para domar o mercado de SUV Premium

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A Volvo, conhecida como a marca de automóveis mais segura do mundo, agora tem o seu melhor momento, a mesma fechou o mês de setembro sendo líder de vendas no segmento de veículos Premium vendidos no Brasil. A marca apresentou crescimento de 18,4% no mês de Setembro, sendo isso 1.990 unidades emplacas em 2018.

Pensando nesse crescimento, a Volvo apresentou o novo XC60 diesel para alguns jornalistas da região sudeste e o nós estávamos lá para conferir o modelo mais vendido da marca.

O Volvo XC60 marcou e marca até hoje a história da Volvo no Brasil, o modelo é o SUV esportivo que mais se vê pelas ruas e com isso ele vai se fortalecendo com novas versões, recentemente foi apresentado a versão hibrida e agora é apresentada a versão diesel do modelo e é sobre essa nova versão que vamos falar agora.

Foto: Gustavo Lopes

Volvo XC60 D5

O modelo é equipado com um motor 2.0 biturbo e quatro cilindros. A potência máxima é de 235 hp e 480 N.m de torque máximo, em pouca rotação, ele fica entre 1.750 e 2.250 rpm. O seu 0 a 100km/h é de 7,2 segundos e sua velocidade máxima é 220km/h.

Segurança e tecnologia

Quando se pensa em segurança logo vem à cabeça o nome Volvo, pois a marca sueca é destaque em segurança e tecnologia e se sai muito bem.

– O XC60 D5 é equipado com o City Safety, que inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática sozinha, não seria suficiente para evitar uma colisão.

– Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h;

– Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

Ao volante

Fizemos um trajeto de 91 km saindo de Ribeirão Preto – SP com destino à Brodowisk – SP e durante esse trajeto pude observar cada detalhe e modos de condução do XC60 D5.

O modelo é rico em detalhes e acabamento, o que chama muita atenção é o seu painel, sua central multimídia é seu principal diferencial, ao invés de se posicionar na horizontal como de costume, ele fica na vertical, dando assim mais visibilidade no caso de mapeamento.

Ainda no painel tem muito couro, bem revestido em toda área, o painel de instrumentos tem boa visibilidade e digital, diferente de alguns de seus concorrentes.

Mais abaixo no console central fica seu cambio de 9 velocidades, freio de estacionamento eletrônico e sua diferente ignição que basta girar para direita para ligar e desligar.

Seus bancos são revestidos em couro, tem ajustes de altura e lombar. Sua central multimídia conta com sistema sensus connect com compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play e sistema de antirreflexo.

Impressões ao dirigir

A melhor sensação de estabilidade e controle com o XC60 D5, durante o percurso foi com muita chuva e assim dando uma real percepção da segurança e estabilidade do SUV.

Totalmente estável nas curvas, ainda tive a possibilidade de testar os modos de condução que são fáceis de perceber as mudanças.

Falando de mudanças, as trocas de marchas são bem feitas e super suaves.

O lançamento foi da versão diesel e por se tratar de um motor diesel já se pensa em alto ruído do motor, mas não, ele é bem silencioso diferente de outros veículos a esse tipo de combustível.

Foto:Gustavo Lopes

O motor é bem esperto, é um biturbo de 2 litros com um sistema chamado de Drive-E que nada mais é que uma solução tecnológica pioneira da Volvo Cars para eliminar atraso na resposta do motor ao pisar no acelerador, conhecido como turbo lag. O que o PowerPulse faz é entregar um forte desempenho no arranque do modelo por meio de um sistema de ar comprimido. E isso muito bem posicionado nas retomadas e assim entregando um melhor desempenho ao modelo.

O XC60 D5 Momentum é vendido por R$ 275.950 e a versão D5 Inscription por R$ 289.950

 

 

 

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Yaris Sedã, conforto de Corolla com preço mais em conta.

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A Toyota é a marca mais confiável atualmente no Brasil, os brasileiros apostam todas as suas fichas na marca pois tem a melhor pós venda e mecânica confiável.  Com todo esse sucesso de vendas a marca trouxe o Toyota Yaris modelo global da marca.

O modelo chega ao mercado e se fixa entre o Etios e o Corolla, tornando-se o Etios o mais barato da linha. Como falado no título ele tem todo conforto do Corolla, porém com preço mais em conta e é por isso que vamos falar desse sedã.

O modelo não é novidade, ele foi lançado em 1999 no Japão e essa é sua terceira geração, mas foi só agora que o modelo se torna global.

A expectativa da Toyota em relação ao Yaris 2019 é vender 45% na versão Yaris Sedan e 55% na carroceria hatch. Entre as vendas do Yaris 2019 e do Etios, a marca japonesa quer emplacar 5.800 unidades mensais, além de aumentar consideravelmente suas exportações para países vizinhos.

Foto: Gustavo Lopes

Agora vamos falar do carro.

Testamos a plataforma sedã conversão XLS, a topo de gama da linha Yaris.

O modelo.

O grande destaque do Yaris está na dianteira pois chama muita atenção pela grande entrada de ar no para-choque e pelo estilo da grade e dos faróis, que parecem um peça única (aplicando o conceito de design global da marca, chamado de Keen Look).

Essa grade dianteira é pintada de preto nas versões XL e XL Plus Tech, enquanto as configurações XS e XLS tem um friso cromado.

As rodas são de 15 polegadas (com pneus 185/60) para privilegiar o conforto, segundo a marca, mas poderiam ser aro 16.

Foto: Gustavo Lopes

Na traseira tem ótimos encaixes, as lanternas tem um desenho que encaixa muito bem com a tampa do porta-malas (que leva 473 litros, enquanto o hatch tem 310 litros).

Interior

No interior o modelo é bonito, tem bons encaixe, bom acabamento apesar de ser de plástico, ele conta com comandos no volante, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, banco e volante com ajuste de altura, faróis com acendimento automático e computador de bordo.

Foto: Gustavo Lopes

configurações XL e XL Plus Tech, o computador de bordo tem display LCD de 2,7 polegadas, enquanto nas versões mais caras ele é TFT de 4,2 polegadas e colorido, além de ter mais funções. Subindo para as outras versões, o modelo passa a contar com piloto automático, ar-condicionado automático e digital, central multimídia com tela de 7 polegadas, bancos em couro, câmera de ré, teto solar e até sete airbags.

A linha de motores do Toyota Yaris 2019 é composta por duas opções, as mesmas usadas pelo Etios. A primeira, que aparece apenas na versão hatch, é o propulsor 1.3 flex, que ganhou mais potência e entrega 101 cv e 12,9 kgfm de torque. A outra opção é o motor 1.5 flex, que também ficou mais potente, tendo 110 cv 14,9 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou CVT ( mesmo câmbio usado no Corolla), que simula sete velocidades.

 

Ao volante

O modelo é muito confortável, você se sente realmente dentro do Corolla, absorve bem as imperfeições das ruas. Os seus bancos de couro são confortáveis, tem bom posicionamento e bom acabamento e bons encaixe de seus materiais.

O grande diferencial é o teto solar equipado no Yaris. Outra novidade apresentada pelo Toyota Yaris 2019 é sua linha de motores. É verdade que ela já aparece no Etios, mas os propulsores foram melhorados para oferecer mais potência.

Com isso, o motor 1.3 ganhou 3 cv e 0,2 kgfm de torque com etanol e 6 cv com gasolina, quando comparamos com o que vemos no Etios. Já o motor 1.5 ficou 3 cv e 0,5 kgfm de torque mais forte quando abastecido com etanol, e 3 cv mais potente com gasolina.

Yaris Sedan 2019 vem de série com controle de tração, de estabilidade, assistente de subida em rampas, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), airbag duplo, ISOFIX e cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes.

Toyota Yaris 2019 – versões

Hatch

  • Toyota Yaris 1.3 XL manual 2019
  • Toyota Yaris 1.3 XL CVT 2019
  • Toyota Yaris 1.5 XL Plus Tech CVT 2019
  • Toyota Yaris 1.5 XS CVT 2019
  • Toyota Yaris 1.5 XLS CVT 2019

Sedã

  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XL manual 2019
  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XL CVT 2019
  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XL Plus Tech CVT 2019
  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XS CVT 2019
  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XLS CVT 2019

Cores disponíveis: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium, Preto Infinito, Vermelho Super (metálicas) e Azul Titã (exclusiva).

 

Toyota Yaris 2019 – preço

Hatch

  • Toyota Yaris 1.3 XL manual 2019 – R$ 59.590
  • Toyota Yaris 1.3 XL CVT 2019 – R$ 65.590
  • Toyota Yaris 1.5 XL Plus Tech CVT 2019 – R$ 69.590
  • Toyota Yaris 1.5 XS CVT 2019 – R$ 74.590
  • Toyota Yaris 1.5 XLS CVT 2019 – R$ 77.590

Sedã

  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XL manual 2019 – R$ 63.990
  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XL CVT 2019 – R$ 68.690
  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XL Plus Tech CVT 2019 – R$ 73.990
  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XS CVT 2019 – R$ 76.990
  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XLS CVT 2019 – R$ 79.990

 

A versão que testamos equipado com o motor mais forte 1.5, o compacto chega aos 100 km/h em 11,8 segundos, com máxima de 173 km/h. Seu consumo ficou na casa dos 12km/l.

Conforme dito acima, o modelo tem todo conforto de um bom sedã, preço compatível com o mercado.

Vale investir um pouco mais e levar o Yaris ao invés do Etios.

 

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